Observatório de Justiça Sexual e Reprodutiva
Conheça o Observatório de
Justiça Sexual e Reprodutiva
Tendo em vista que, no território brasileiro, um número significativo de projetos de lei que veiculam perspectivas antiaborto são propostos, debatidos e até mesmo aprovados, destaca-se a necessidade de um órgão que acompanhe de perto tais eventos e suas implicações legais e sociais.
Nesse sentido, a CDH | UFPR vem consolidando o Observatório de Justiça Sexual e Reprodutiva.




Objetivos
- Monitorar ativamente os projetos de lei antiaborto propostos no âmbito estadual e municipal no Paraná;
- Realizar análises detalhadas sobre o conteúdo, motivações e impactos potenciais desses projetos de lei;
- Disseminar informações e análises através de relatórios, publicações e eventos educacionais para promover o debate informado e consciente sobre o tema;
- Colaborar com instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais na elaboração de políticas públicas e ações estratégicas baseadas em evidências científicas relacionadas ao aborto e direitos reprodutivos.
Conheça o FAL - PR
Fórum de Aborto Legal do Paraná
O FAL-PR é coordenado pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e reúne diversas organizações e movimentos sociais.
Este projeto faz parte das ações do Observatório de Justiça Reprodutiva da CDH | UFPR e pretende ser um espaço de troca de saberes e experiências a fim de qualificar e tornar mais acessível o atendimento às mulheres e meninas que buscam realizar o aborto previsto em lei no Estado do Paraná.




Ações
O material “Serviços de Referência para Aborto Legal no Paraná” foi elaborado em vista de uma demanda verificada em reuniões do FAL-PR em divulgar informações de qualidade e em linguagem simples sobre o aborto legal e o acesso a esse direito.
O folder informativo foi elaborado pela equipe da CDH | UFPR, em conjunto com o NUDEM, a Rede Feminista de Saúde e a ABENFO – PR.




