Se as paredes da UFPR falassem
Conheça as atividades do nosso
Projeto de Extensão
#seasparedesdaUFPRfalassem é um projeto fruto das pesquisas da Professa Dra. Taysa Schiocchet enquanto Professora Visitante Senior CAPES na Université Paris X e FMSH-EHESS.
Posteriormente elaborado também por pesquisadoras integrantes da Clínica de Direitos Humanos | UFPR, esse projeto tem como foco a concretização dos direitos humanos, atentando para as violações sofridas em razão da violência de gênero na UFPR.
O que diriam as paredes da universidade se elas pudessem falar?
Questionário de mapeamento
Tendo em vista o crescente número de denúncias e relatos de casos de violência de gênero nas universidades e a urgência de uma conscientização da comunidade acadêmica acerca da gravidade do atual panorama, criamos este formulário com o objetivo de analisar a real situação quanto aos números e às formas de violência a que estão submetidas as mulheres no âmbito institucional, social e pessoal da UFPR.
Rodas de conversa
As rodas de conversa do #seasparedesdaUFPRfalassem são Eventos de Extensão que ocorrem nos diferentes setores da UFPR, em Curitiba.
Nosso intuito é criar um espaço de diálogo, acolhimento e resistência às formas de violências e assédios que ocorrem entre as paredes de nossa Universidade, de forma que possamos construir um ambiente mais saudável de trabalho e de formação.
A equipe que conduz as rodas é formada por profissionais e pesquisadoras(es) da Clínica de Direitos Humanos da UFPR, cuja formação é interdisciplinar, fundamentalmente, no campo dos estudos de gênero, de violências e de direitos humanos.
Oficinas de formação
Ao longo dos semestres letivos, planejamos encontros dedicados à formação interna da equipe que forma o projeto, bem como da comunidade acadêmica, em eventos aberto ao público.
Professoras e pesquisadoras de pós-graduação conduzem as oficinas e trazem discussões complexas e atuais baseadas nas pesquisas que vêm empreendendo na universidade. Os temas apresentados partem de pesquisas com perspectiva de gênero em diversas áreas do conhecimento, como Educação, Direito e Sociologia.